Como começar a estudar inglês para o Enem do zero?

A prova de Inglês para o Enem se encontra dentro do bloco de Linguagens e seus Códigos. No ato da inscrição você vai poder optar pela prova de Língua Inglesa ou de Língua Espanhola. E se você se inscreveu ou vai se inscrever para a prova de Inglês, precisa continuar lendo esse texto. Aqui vamos te dar todas as informações sobre  como estudar inglês para o Enem, sobre como estudar online para prova de inglês do Enem, questões de interpretação de texto inglês Enem, além de dicas de inglês para o Enem e outros assuntos que só o Estudar para o Enem traz para você. 

O que estudar para a prova de Inglês para o ENEM 

A escolha de uma língua é muito importante para o resultado do aluno. Ao todo, são 5 questões de língua estrangeira das 45 questões totais da prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Ou seja, essa disciplina representa 11% da prova. Isso significa que ir bem nessa prova faz toda diferença na sua nota final.

O que você precisa saber é que a prova de Inglês do Enem é composta, em sua maioria, com questões de interpretação de texto. E para te ajudar a começar a sua preparação, nós do Blog Estudar para o Enem separamos alguns assuntos que foram mais abordados nas últimas edições do Exame. Confira: 

  • Textos cômicos em forma de cartoons, 
  • Tecnologia da Informação,
  •  Direitos Humanos, 
  • Diversidade cultural, 
  • Aquecimento global,
  • Instrumentos de comunicação (campanhas publicitárias e avisos), 
  • Línguas,
  • Poemas, 
  • Músicas, 
  • Pesquisas e projetos, 
  • Inovações na área da saúde
  • Feitos de pessoas famosas.

Então, para garantir um bom resultado, o candidato precisa ter bom conhecimento da língua e da cultura americana para conseguir acertar as respostas.

O Ministério da Educação (MEC) busca por meio dessa prova analisar qual o nível de dificuldade dos estudantes brasileiros em ler e interpretar um texto totalmente em inglês. Então, para alguns, a prova de inglês do Enem é muito difícil, mas com a preparação certa, você pode se sair bem.

Uma dica importante é você se familiarizar com a língua antes de fazer a prova. Sempre que possível escute músicas, assista filmes e leia textos no idioma. Quanto mais você estiver habituado com as palavras e pronúncia, mais fácil será estudar os conteúdos específicos da prova.

Como se preparar para a prova de Inglês do Enem 

Antes de mais nada, você precisa conhecer pelo menos o básico do idioma. Mas, se esse não é esse seu caso, não desanime ainda. É possível inglês do zero para o Enem. Além disso, é preciso lembrar que durante todos os seus anos de ensino fundamental e médio, você provavelmente teve aulas de inglês. Então, algum domínio da língua você já tem, mesmo que seja básico.

 A primeira etapa da sua preparação vai ser aumentar a sua familiarização com a língua. Para isso, você pode procurar por videoaulas, ou aplicativos de ensino da língua. E mais uma vez, reiteramos as dicas dadas acima, sempre que possível, assista filmes e séries em inglês. O fato de ouvir as pessoas falando no idioma, pode te ajudar a entender algumas palavras e como elas são aplicadas em frases. 

Também é essencial buscar por textos ou poemas (que frequentemente caem na prova) para se habituar com a língua. E lembre-se: quanto mais você conhecer, mais fácil será para resolver a prova. 

Por fim, se você busca informações sobre como se preparar para a prova de inglês do Enem, o essencial vai ser contar com um curso preparatório específico para essa prova. 

Nos cursos que preparam para o Enem, os professores vão te passar conteúdos que já caíram na prova. Dessa forma, você vai poder entender melhor como as questões são cobradas, o tamanho dos textos que compõem cada questão e ainda vai aprender qual a forma mais fácil e rápida de interpretar a questão para chegar à resposta certa. 

Vale lembrar que mesmo que sejam apenas 5 questões, elas correspondem a 11% da sua prova, então se sair bem é fundamental para quem quer alcançar uma boa nota e garantir a sua vaga em uma universidade de qualidade usando a nota do ENEM. 

Se prepare com questões para a prova de Inglês do Enem 

As dicas acima, sobre o curso preparatório e a prática da língua inglesa são essenciais para se dar bem na prova. Mas, para você estar bem preparado e garantir uma nota alta, também vai ser preciso estudar com questões do Enem de inglês. 

A prática é parte fundamental da preparação. Depois de se habituar com a língua e assistir às aulas sobre o assunto, você precisa testar o que aprendeu. Dessa forma, procure por provas de inglês do Enem que já foram realizadas. Leia atentamente os textos e enunciados e comece a responder às questões. 

Faça esse exercício simulando o dia oficial da prova. Em um local silencioso, sem auxílio de materiais de apoio ou pesquisa. Apenas você, a prova e um lápis ou caneta. 

Depois de todas as questões respondidas, é só consultar o gabarito e ver quantas acertou. 

Essa  prática faz com que você possa analisar o seu grau de desempenho e verifique quanto ainda precisa estudar e revisar dessa disciplina. Além disso, te deixa psicologicamente mais preparado para a prova, e com isso, já garante um passo à frente em relação aos demais candidatos. 

 

Por fim, agora que você sabe tudo o que precisa saber e estudar para se sair bem na prova de Língua Inglesa para o Enem pode começar a sua preparação. Mas antes, lembre-se que além de sair bem na prova, o domínio de uma segunda língua pode te ajudar muito no seu futuro curso superior e até mesmo no mercado de trabalho. Então, não estude inglês apenas para a prova, estude para se destacar e garantir uma boa colocação no mercado de trabalho. 

E sempre que precisar de dicas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Blog Estudar para o Enem estará aqui para te ajudar, sempre trazendo dicas e novidades para te auxiliar na sua preparação.

Deixe seu Comentário