Como funciona um curso de educação física a distância?

Se você está pensando em ingressar em um curso de educação física a distância, mas ainda tem dúvidas sobre o seu funcionamento, veio ao lugar certo. Afinal, neste post, vamos te explicar os pontos importantes dessa graduação, te ajudar a escolher a melhor instituição de ensino e se preparar para conquistar uma carreira de sucesso na área escolhida por você. Então, confira o texto até o final e deixe sua opinião e dúvidas nos comentários.

Além disso, é importante lembrar que esse conteúdo é focado no curso de licenciatura em educação física, ou seja, para a única formação que permite que o profissional lecione.

Quanto tempo dura um curso de educação física a distância?

E vamos começar com umas das principais questões sobre o assunto: “quanto tempo dura um curso de educação física a distância?”. Para responder essa pergunta, é preciso lembrar que desde 20 de dezembro de 2019, todas as licenciaturas devem possuir, no mínimo, quatro anos de estudo. Sendo assim, o Ministério da Educação (MEC) não permite mais que as instituições de ensino ofereçam cursos de licenciatura com duração de três anos. E claro, dentro dos cursos de licenciatura, está a educação física EAD.

Ou seja, a duração oficial dessa graduação é de no mínimo 4 anos. Para ser mais específico, nos dias de hoje, o curso de educação física EAD precisa ter no mínimo 3.200 horas de aprendizagem, considerando o desenvolvimento das competências profissionais nas três dimensões: conhecimento, prática e engajamento profissional.

Para realizar a divisão das horas do curso, são considerados três grupos, confira abaixo:

  • Grupo I: 800 horas para a base comum que compreende os conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos e fundamentam a educação e suas articulações com os sistemas, escolas e práticas educacionais.
  • Grupo II: 1.600 horas para a aprendizagem dos conteúdos específicos das áreas, componentes, unidades temáticas e objetos de conhecimento da BNCC e para o domínio pedagógico desses conteúdos.
  • Grupo III: 800 horas para a prática pedagógica com a seguinte distribuição: 400 horas de estágio supervisionado, em situação real de trabalho em escola; e 400 horas de práticas nos componentes curriculares dos Grupos I e II, distribuídas ao longo do curso, desde o seu início.

Como são as avaliações do curso de educação física a distância?

Outro assunto que gera algumas dúvidas sobre a faculdade de educação física EAD é sobre as avaliações. O sistema pode mudar um pouco dependendo da instituição de ensino, porém, a maioria delas são realizadas em modo online. Aliás, algumas faculdades estimulam a consulta do material de ensino mesmo durante a resolução das provas, pois esse seria um processo educativo e não punitivo. E sempre que você consegue rever o conteúdo estudado está aprendendo novamente.

E também há algumas avaliações que são realizadas de modo presencial, no polo da instituição de ensino. Porém, o mais importante de saber é que serão questões sobre os conteúdos abordados nas aulas da licenciatura em educação física EAD. Ou seja, um método que você já está familiarizado.

E o estágio obrigatório na licenciatura em educação física EAD?

O estágio supervisionado obrigatório é uma importante etapa para o estudantes do curso de educação física EAD. Afinal, é o seu primeiro contato com o mercado de trabalho, com o dia a dia que fará parte do seu trabalho quando estiver formado na graduação. Por isso, é importante mostrar comprometimento e criar relações de trabalho que podem ser benéficas para o seu futuro na profissão, o famoso Networking.

Mas se você está se questionando como funciona essa parte em um curso a distância, fica tranquilo que é bem simples: o estágio é presencial. O aluno procura por vagas para estagiar, normalmente em escolas, passa por processos avaliativos e se tudo der certo começa a desenvolver o seu papel. Mas é importante lembrar que o estágio sempre envolve o estudante, a faculdade e o local em que ele desempenha essa função. Afinal, os interesses precisam estar alinhados, já que o estágio é uma extensão do que é aprendido na graduação.

E o estágio é chamado de supervisionado, pois o estudante terá ao seu lado um profissional capacitado na hora de realizar as atividades solicitadas. Então, é como se pudesse vivenciar a profissão, mas ainda tivesse ao seu lado um guia para mostrar o melhor caminho a ser seguido.

Como escolher a melhor faculdade?

Agora que você já sabe tudo sobre o funcionamento da licenciatura em educação física EAD, vamos dar algumas dicas sobre como escolher a melhor instituição para iniciar seus estudos. Sendo assim, o primeiro ponto é verificar se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito pelo mercado de trabalho, quando você for procurar vagas na área. E você consegue verificar essa informação de forma simples e rápida direto pelo site do MEC.

O segundo ponto é conferir qual é o material de ensino oferecido. Afinal, há instituições que oferecem, além das videoaulas, livros impressos. Assim, o estudo fica ainda mais completo e você não fica refém da internet na hora de aprender. Sem dizer que, o livro é o nosso companheiro de estudo desde a escola.

Conferir a grade curricular do curso de licenciatura a distância também é um dos passos importantes que o estudante deve dar, antes de se matricular. A grade curricular nada mais é do que os assuntos e temas que serão abordados durante a licenciatura. Essa grade pode variar um pouco em cada instituição, por isso é interessante verificar antecipadamente.

Se a sua intenção é se matricular em um curso de licenciatura em educação física EAD, o ideal é conversar com estudantes e formados nessa graduação. Essa é uma boa forma de conhecer mais sobre a área e o mercado de trabalho. Mas é também, uma ótima forma de conhecer mais sobre a instituição de ensino que  pretende se matricular. Você também pode conferir as páginas da empresa nas redes sociais, assim, é possível verificar o que comentam sobre essa instituição e qual é a sua postura na hora de resolver as situações e dar assistência.

Deixe seu Comentário