ENCCEJA 2021: Guia para você não perder nenhuma data

Como você que acompanha o blog Estudar Para ENEM Online bem sabe, o ENCCEJA, ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que vem sendo aplicado desde o ano de 2002, é o método mais simples e rápido para que aqueles que não puderam concluir o Ensino Fundamental até os 15 anos ou o Ensino Médio até os 18 anos, possam finalmente chegar a essa conclusão e assegurar o certificado. Assim, graças ao ENCCEJA 2021 essas pessoas poderão ter mais facilidade para conquistarem melhores oportunidades junto ao mercado de trabalho.

Mas antes de falarmos a respeito das datas as quais você, que pretende participar do ENCCEJA 2021, precisa ficar atento, vamos primeiramente explicar um pouco mais sobre como funciona o Exame, quais são suas características, estrutura das provas, enfim. Então vamos lá…

Como funciona e como são as provas?

Quem realiza o ENCCEJA anualmente é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que por sinal é quem também tem a responsabilidade de organizar e aplicar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, ao contrário do ENEM, para participar do ENCCEJA não há necessidade de pagar qualquer taxa de inscrição. Como informado pelo próprio site do Inep, trata-se de um Exame voluntário e gratuito.

Podem participar quatro tipos de públicos distintos: no ENCCEJA Nacional, aqueles que residem no Brasil; no ENCCEJA Nacional PPL, quem reside no Brasil mas, no momento, está privado de liberdade ou cumprindo alguma medida socioeducativa; o ENCCEJA Exterior é o realizado para brasileiros que, como o próprio nome já diz, residem fora do país; e por fim, o ENCCEJA Exterior PPL, que tem as mesmas características do Nacional, mas claro, é destinado aos brasileiros que estão cumprindo algum tipo de pena no exterior.

Apesar das quatro situações diferentes informadas acima, é importante frisar que a estrutura e características da prova ENCCEJA 2021 será a mesma para os quatro públicos, mudando apenas, claro, as questões abordadas, principalmente no que diz respeito ao nível de escolaridade que o participante pretende concluir.

No caso do Ensino Fundamental, costumam ser ao todo 120 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha, abordando quatro áreas do conhecimento, sendo elas Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física; Ciências Naturais; Geografia e História; e Matemática.

Já a do Ensino Médio é muito semelhante ao que se encontra no ENEM, uma vez que cobra exatamente as mesmas áreas do conhecimento, e totalizando 120 questões. Então, para recordar, as áreas são as seguintes: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); e Matemática e suas Tecnologias.

Porém, não só de provas objetivas se baseia o ENCCEJA, muito pelo contrário. Todos os participantes precisam produzir também uma Redação que, costumeiramente, deve ter a estrutura em prosa dissertativa-argumentativa. Aqui a dica é sempre estar atento aos noticiários, ler bastante, principalmente temas ligados à sociedade, cultura e política, que tenham grande relevância no Brasil ou no mundo, pois são esses os que tendem a se tornarem temas para o texto.

O cálculo a ser feito para saber se houve ou não a aprovação é simples. Tudo se resume a garantir pelo menos 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento, tanto no caso do ensino fundamental como também do médio, além de uma pontuação igual ou maior que 5 (cinco) pontos na Redação, cuja valor total é 10 (dez). Tendo alcançado esse desempenho, o certificado está na mão!

ENCCEJA 2021

Vamos então, finalmente, ao que de fato te trouxe até aqui, a inscrição ENCCEJA 2021. Bom, antes de mais nada é fundamental informar que as datas sobre as quais falaremos a seguir, apesar de acontecerem no ano vigente, são referentes ao ENCCEJA 2020, uma vez que o cronograma que aconteceria no ano anterior precisou ser alterado devido a situação pela qual o Brasil e o mundo têm passado.

As inscrições tiveram início às 18h deste dia 11 de janeiro de 2021 e seguem abertas até o dia 22 do mesmo mês. Então, fique atento a esse prazo e não deixe para se inscrever na última hora, senão existe o risco de acabar esquecendo ou de enfrentar instabilidade no sistema, e perder a oportunidade. Para garantir a participação basta fazê-lo acessando a página oficial do ENCCEJA. Lembrando sempre que não é necessário pagar nenhuma taxa.

Vale lembrar também que só pode se inscrever para buscar a conclusão do Ensino Fundamental quem tenha 15 anos ou mais, e para quem quer a certificação do Ensino Médio, pelo menos 18 anos de idade. Uma vez tendo sido realizada a inscrição, é possível conferir o andamento da mesma quando quiser através da página do participante ENCCEJA, onde será possível ter acesso ainda a várias outras orientações importantes e informações como local de prova e ensalamento, além de visualizar o cartão de confirmação..

As provas estão programadas para acontecerem no dia 25 de abril, e serão divididas em dois turnos. No turno da manhã serão avaliados os candidatos que querem concluir o Ensino Fundamental, enquanto no período da tarde os que buscam a conclusão do Ensino Médio. A duração será de, respectivamente quatro e cinco horas.

Se por acaso você necessitar de algum tipo de atendimento especial no dia de aplicação das provas, não esqueça de solicitá-lo no momento da inscrição. O deferimento ou não dessa solicitação acontecerá no dia 1º de fevereiro.

E sobre o ENCCEJA 2021 propriamente dito, se tudo correr bem deve acontecer no segundo semestre do ano, mas fique tranquilo, em momento oportuno traremos todas as informações e o cronograma de datas aqui no Estudar Para ENEM Online.

Cronograma ENCCEJA 2020

  • Inscrições – 11/01/2021 a 22/01/2021
  • Solicitação de Atendimento Especial – 11/01/2021 a 22/01/2021
  • Resultado da Solicitação de Atendimento Especial – 01/02/2021
  • Divulgação dos Locais de Prova – A Confirmar
  • Aplicação das Provas – 25/04/2021
  • Divulgação do Gabarito Oficial – até 10 dias úteis após a aplicação das provas
  • Resultado Oficial – A Confirmar

Deixe seu Comentário