Mercado de trabalho para pedagogia: descubra tudo para se destacar profissionalmente

Bastante versátil, o curso de pedagogia a distância possibilita a atuação de seus profissionais em várias áreas do mercado de trabalho.

Atualmente, considerando o ambiente de fora da sala de aula, que é o mais comum entre os pedagogos, podemos verificar a presença de educadores atuando na produção de conteúdo, pedagogia empresarial, pedagogia hospitalar e ainda infiltrados na área de tecnologia.

Assim, para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, o blog “Estudar para Enem” preparou um texto sobre as perspectivas do mercado de trabalho para pedagogos. Confira abaixo:

Mercado de trabalho para Pedagogia

Se você pensa em ingressar em um curso de Pedagogia a distância saiba que após concluir a graduação irá se deparar com ampla variedade de opções.

Isso porque, o mercado de trabalho para pedagogia oferece vagas em diversos segmentos dentro e fora do ambiente escolar, como órgãos públicos (municipais, estaduais ou federais), empresas privadas (Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento), ONGs, Instituições de Saúde, Indústria de Brinquedos, Mídia e Editorias (elaborando e analisando conteúdos para o público infantil).

Nesse sentido, uma das fortes tendências para a profissão de pedagogo é o mercado de tecnologia, onde é possível gerar engajamento entre o aluno e o conteúdo de forma diferenciada. Exemplos da sua atuação neste ramo podem ser vistos em plataformas de ensino interativas, livros virtuais, aplicativos educacionais e muitos outros.

Habilidades exigidas para se tornar um pedagogo

Mesmo após concluir um curso de pedagogia ead algumas habilidades, não vistas em sala de aula, podem ser exigidas pelo profissional.

Por isso, para que você possa se destacar na área e exercer a profissão com excelência e competência, separamos algumas atitudes que fazem a diferença para o perfil dos pedagogos:

Habilidades Socioemocionais

Por trabalhar com pessoas, espera-se que o pedagogo possua certo domínio sobre as suas emoções, e acima disso, compreenda que os indivíduos são diferentes e possuem reações distintas. Dessa forma, é preciso que ele reúna algumas qualidades.

Empatia – Trata-se de ouvir o que o próximo tem a dizer, colocando-se em seu lugar;

Tolerância – Entender que as diferenças de pensamento e atitude são normais. Ninguém enxerga o mundo do mesmo jeito e está tudo bem por isso;

Interesse – Demonstrar que se preocupa com o próximo e que procura entender as suas necessidades;

Criatividade – Inovar a rotina para se livrar de situações adversas ou apenas para quebrar a monotonia;

Habilidades Técnicas

São aquelas habilidades aprendidas durante os anos de curso de pedagogia a distância, onde compreenderá os conceitos, visões, princípios e objetivos que norteiam a profissão. Além delas, é preciso:

– manter-se constantemente atualizado por meio de cursos e/ou especializações

– boa oratória para que possa ser compreendido de forma clara e objetiva

Habilidades Metodológicas

Dominar metodologias diferentes faz todo o sentido em uma sociedade que já não se contenta em ficar 40 minutos somente ouvindo um professor falar.

Hoje, cada vez mais escolas vêm apostando em metodologias que envolvem práticas diferentes e que contribuem com a formação integral do ser humano, trabalhando suas diversas inteligências e não só focando na transmissão e avaliação do conteúdo básico.

A tecnologia serve aqui, mais uma vez, como exemplo. Por meio dela é possuir diferenciar os métodos de ensino, garantindo um engajamento maior dos alunos.

Como se destacar no mercado de trabalho

Uma vez que você já faz parte do mercado de trabalho é muito importante continuar evoluindo, seja para mudar a sua área de atuação, adquirir novos conhecimentos ou até mesmo para alcançar aquela remuneração pretendida.

Por isso, caso este assunto seja uma preocupação para você, você está no lugar certo!

A partir de agora vamos listar uma série de atitudes que, quando adotadas, vão contribuir para o seu crescimento e evolução profissional.

Seja proativo

O primeiro passo para evoluir profissionalmente depende exclusivamente de você. Por isso, é importante que você assuma um compromisso com o próprio desenvolvimento e tenha a iniciativa de buscar competências e oportunidades que agreguem ao seu currículo.

Esteja sempre atualizado

Para acompanhar o ritmo do mercado de trabalho é preciso estar atualizado com os novos métodos da sua área.

No caso dos pedagogos, é cada vez mais nítido o uso da tecnologia como ferramenta educacional. Por isso, caso ainda não domine com maestria algumas ferramentas neste estilo, é bom se atualizar.

Os conhecimentos podem ser reciclados por meio de cursos de curta duração, workshops e até mesmo webinars.

Mantenha-se motivado

Em um primeiro momento pode até parecer besteira, mas saber trabalhar bem com a inteligência emocional faz toda diferença no mercado de trabalho. O fortalecimento mental é fundamental para lidar com os desafios da carreira, especialmente com a necessidade de reinvenção e atualização contínuas. Então, vez ou outra, ao escolher qualificações, palestras e livros, dê uma chance para temas relacionados à automotivação.

Invista em networking profissional

Ser bem relacionado no meio em que atua é uma forma de se destacar. Além de ter com quem contar quando precisar, possuir um networking facilita o compartilhamento de experiências, vivências e práticas pedagógicas.

Encontros pedagógicos e reuniões entre educadores são excelentes oportunidades para fortalecer os laços de amizade.

Conte com um plano de carreira

O planejamento é importante em todas das fases da nossa vida, influenciando diretamente em diversas atividades.

Com a carreira não seria diferente.

Considerando este aspecto, o planejamento pode vir em forma de um plano de carreira, por exemplo. Por meio dele você pode traçar estratégias e metas que o levarão a evoluir profissionalmente.

Como você pode perceber no decorrer deste texto, o curso de Pedagogia traz amplas e diversas opções de atuação no mercado de trabalho. Porém, para que você possa exercer cada uma delas com sucesso e valorização, é preciso conquistar algumas habilidades, que muitas vezes não são ensinadas em ambiente universitário.

Além disso, é preciso estar em constante atualização para acompanhar o ritmo do mercado que requisita cada vez mais profissionais em diversas frentes.

Enfim, esperamos que com o texto de hoje você tenha entendido tudo o que precisa para se destacar na profissão de pedagogo. Esperamos também que, ao colocar as dicas em prática, obtenha o sucesso e a ascensão pretendidos.

Deixe seu Comentário