Não gostei do curso que escolhi na faculdade. E agora?

Muitas pessoas ficam com medo de mudar de curso na faculdade. Porém, é preciso dizer que essa é uma realidade bastante comum. Afinal, decidir qual será a profissão do seu futuro é uma decisão de suma importância e nem sempre você acerta na primeira tentativa. Por isso, os alunos podem trocar de curso, seja em uma faculdade EAD ou em uma presencial. Então, vamos falar um pouco mais sobre o assunto neste post e esclarecer as suas dúvidas.

Mas, antes de falar especificamente sobre como é trocar de curso na faculdade, vamos abordar alguns pontos importantes nesse processo. Afinal, antes de tomar a decisão da mudança, você precisa conseguir apontar os principais motivos que te levaram a se decepcionar com o curso escolhido. Pois, dessa forma, você conseguirá ter certeza se a sua decepção é em relação a profissão em si, ou então, está relacionada a instituição de ensino escolhida, ou então, a algum problema pessoal.

Sendo assim, caso consiga identificar que precisa mesmo trocar de curso, não se preocupe. Apesar de ser um recomeço, com toda a certeza você tirou bons ensinamentos do último curso e agora conhece mais sobre você, e também, sobre suas preferências. Então, agora sim, vamos falar se é fácil trocar de curso na faculdade.

Como faço para mudar de curso na faculdade?

Há muitas dúvidas sobre: “como faço para mudar de curso na faculdade?”. Então, o primeiro ponto, é entender se você vai fazer uma transferência interna ou externa. Ou seja, se você vai apenas trocar o seu curso, mas continuar na mesma instituição de ensino, ou, se prefere trocar o curso e/ou a faculdade. Outra opção ainda, seria trocar para cursos EAD.

O processo para a realização da transferência de curso varia um pouco de instituição para instituição. Mas, normalmente, o aluno solicita a transferência na secretaria da instituição, ou ainda, pelo próprio site. Sendo assim, a matrícula no antigo curso será trancada, enquanto há uma nova análise de documentação. Depois que estiver tudo certo, o aluno pode iniciar no novo curso, quando uma nova turma for aberta. Porém, é preciso verificar qual é a janela de transferência, ou seja, os períodos em que será possível mudar de curso. Para que o aluno não fique um longo tempo sem estudar, esperando uma nova turma.

Aproveitamento de matérias

Outro ponto bem importante é verificar se é possível fazer um aproveitamento de matérias. Por exemplo, se o aluno for trocar o curso de Publicidade Propaganda para a graduação em Jornalismo, provavelmente, haverá matérias em comum nos dois cursos. Então, se o estudante já cursou a matéria, por exemplo, de Pesquisa da Comunicação em PP, não precisa cursar novamente em Jornalismo. Dessa forma, ele pode diminuir o tempo de duração do curso ou cursar menos matérias por semestre, também baixando o valor pago mensalmente para a faculdade.

Mas, é preciso lembrar que não são todos os cursos que terão aproveitamento de matérias. Normalmente, isso ocorre com as graduações da mesma área, como o exemplo citado anteriormente. Mas, de qualquer forma, é importante verificar antes de pedir a transferência. Quando você trocar de curso EAD, frequentemente, poderá ver as matérias possíveis de fazer aproveitamento já na matrícula online.

E caso não tenha como fazer esse aproveitamento, não desista da troca por isso. Afinal, a sua profissão vai te acompanhar por toda a vida. Então, você precisa trabalhar com algo que tenha afinidade, até mesmo para conseguir desempenhar um bom trabalho e construir uma carreira sólida. Dessa forma, é muito mais fácil mudar de faculdade no meio do curso do que querer fazer uma mudança de área depois de formado.

Trocar de curso EAD

Se você deseja trocar de curso EAD, o método é bem similar. Na verdade, costuma ser até um pouco mais fácil, já que o aluno pode pedir a troca de forma digital, sem precisar se deslocar até a instituição de ensino. E, se você deseja migrar de uma graduação presencial para cursos EAD também pode solicitar essa transferência online.

Se você ainda ficou com duvidas sobre o que precisa para trocar de curso EAD, precisamos esclarecer dois pontos. Caso você queira apenas trocar de curso e permanecer na mesma instituição a distância, é possível que a faculdade nem exija novos documentos. Afinal, já possui  seu histórico de documentos devido ao curso anterior. Mas, caso você queira mudar de instituição podem ser cobrados documentos como: documentos de identificação (RG e CPF), comprovante de conclusão do ensino médico (declaração ou certificado) e histórico escolar referente ao último curso. Em ambos os casos, também será necessário realizar e assinar um novo contrato e termo de adesão.

Conclusão – Mudar de faculdade no meio do curso

Sendo assim, se você chegou até aqui, já ficou claro que mudar de faculdade no meio do curso ou só fazer a alteração de curso não é nada complicado. Então, se você está certo de que essa mudança será boa para o seu futuro profissional, não tenha medo em pedir a alteração. Afinal, o aluno só consegue conhecer mais sobre a área de estudo quando está inserido nela, ou seja, aprendendo sobre a profissão.

Sendo assim, se você já sabe para qual curso pedir transferência é só seguir em frente. Caso ainda tenha dúvidas, vale a pena participar de algumas feiras de profissões, e também, conversar com profissionais que já estejam formados. Além disso, vale pesquisar sobre o mercado de  trabalho para a área no seu estado e região, a base salarial oferecida e outras informações importantes. Mas, lembre-se de sempre levar em conta as suas preferências e habilidades profissionais.

Vale lembrar também que cada profissão contém diferentes segmentos de atuação. Então, confira um pouco sobre as possibilidades de trabalho dentro de cada área. É interessante, futuramente, se especializar em uma segmento através de uma pós-graduação. Porém, durante a faculdade mantenha as suas possibilidades em aberto. Se possível, realize estágios em diferentes segmentos, para conferir em qual deles você se sente mais confortável para desempenhar o seu trabalho e aprender um pouco mais a cada dia.

Deixe seu Comentário