Pedagogia ou Letras: Descubra qual graduação escolher de acordo com seu perfil

Dois dos cursos de Licenciatura mais buscados por quem pensa em iniciar uma graduação são Pedagogia ou Letras. Porém, apesar de algumas semelhanças, existem uma série de diferenças entre eles. E é justamente esse o objetivo do nosso post, mostrar a característica de cada um e te ajudar a descobrir qual deles escolher de acordo com o seu perfil.

Letras, você já sabe, é o curso superior que prepara o aluno para se tornar um futuro professor de Língua Portuguesa, isso no caso da Licenciatura em Letras/Português. Porém, há ainda outras ramificações, como por exemplo, Letras/Inglês e Letras/Espanhol, que licenciam para que o profissional lecione aulas desses idiomas.

Mas o que é Pedagogia? Bom, a palavra tem origem grega, sendo “paidos” significando criança e “gogía” significando algo como acompanhar ou conduzir. Portanto, Pedagogia é a ciência que faz utilização de técnicas e estratégias de educação para crianças e adolescentes, e seu principal objetivo sempre será o estudo da educação, tendo ainda influência em outras ciências tais como antropologia, filosofia, psicologia e sociologia.

Mercado de trabalho

E como é o mercado de trabalho para quem se forma na Licenciatura em Pedagogia ou Letras? Podemos afirmar que, em ambos os casos, ele é bastante generoso. Afinal de contas, são funções obrigatórias em qualquer instituição de ensino, e se levarmos em consideração a quantidade de escolas que temos em nosso país, consequentemente a quantidade de vagas será, na pior das hipóteses, igual.

Vamos começar falando então sobre o pedagogo, que pode atuar como professor ou auxiliar de sala nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Pré-Escola, passando por supervisor e orientador educacional, podendo ainda alcançar o cargo máximo que esse ramo pode oferecer, o de diretor. Mas engana-se quem pensa que as oportunidades ficam limitadas apenas ao ambiente escolar. Muito pelo contrário! É possível ainda conseguir boas vagas atuando como pedagogo empresarial, pedagogo hospitalar, e até em indústrias de brinquedos e editoras, colaborando com a produção de materiais pedagógicos.

De acordo com recentes pesquisas, mais de 90% dos pedagogos estão empregados atualmente no Brasil, e isso se deve a ampla área de atuação existente para esses profissionais. E esses dados são, inclusive, muito responsáveis pelo fato de, nos últimos anos, Pedagogia ter assumido o primeiro lugar entre os cursos a distância com maior número matrículas, ultrapassando outros muito tradicionais que há muito tempo ocupavam o topo, como Administração e Direito.

Já quem se forma em um curso de Letras a distancia, poderá dar aulas para turmas de Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Porém, a exemplo da Pedagogia, a área de atuação não ficará limitada apenas a lecionar, é possível ainda trabalhar com editoração, revisão de textos, correção de produções textuais, traduções (se em sua formação houver algum outro idioma, como os que citamos anteriormente), na comunicação de empresas, isso para citar apenas algumas opções.

É importante destacar que, em ambos os casos, além das oportunidades oferecidas nas escolas particulares, ou em outras áreas pela iniciativa privada, tanto os graduados em Pedagogia quanto em Letras também encontram muitas e excelentes possibilidades de trabalho no funcionalismo público. Inclusive, são inúmeros os casos de pessoas que optam por ingressar nessas faculdades já com a ideia firmada de buscar uma vaga em concursos. Na maioria dos casos essas vagas são oferecidas por Prefeituras e Câmaras Municipais, Secretarias de Educação, e Institutos Federais.

Em relação a salários, claro, tudo vai depender da função exercida, do estado onde for trabalhar, de ser em um órgão público ou em uma instituição privada, e também do tempo de experiência e das especializações obtidas além da graduação em si.

Pedagogia EAD x Letras EAD

Agora vamos detalhar como é uma faculdade de Pedagogia a distancia e uma faculdade de Letras a distância, outro aspecto ao qual é fundamental ter conhecimento antes de finalmente optar por qualquer uma delas.

O curso de Pedagogia tem duração mínima de quatro anos ou, se falarmos em carga horária, 3.200 horas, divididas em oito semestres. É importante ter esse conhecimento pois, caso se depare com alguma instituição que prometa o diploma em menos tempo, desconfie, pois ela está indo contra uma regulamentação do Ministério da Educação (MEC).

Ao longo dos já mencionados oito semestres que compõem a faculdade de Pedagogia, o aluno verá, entre outras, as seguintes disciplinas: História da Educação; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Psicologia da Educação; Antropologia da Educação; Didática; Educação e Ludicidade; Organização Didática da Educação Básica; Currículo e Planejamento da Educação Básica; Fundamentos da Ação Pedagógica; Alfabetização e Letramento; Transversalidade na Educação; Metodologia do Ensino; Pedagogia em Espaços Não-Escolares; Gestão Educacional; Orientação e Supervisão Educacional; e Empreendedorismo na Educação.

No curso de Letras EAD, e nesse caso focaremos em Português, temos exatamente as mesmas características em relação à carga horária, sendo portanto, 3.200 horas, ou quatro anos, também diluídos em oito períodos. Entre as fundamentais disciplinas a serem aprendidas no decorrer, podemos citar: Prática Textual em Língua Portuguesa; Libras – Língua Brasileira de Sinais; Teoria da Literatura; Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica; Didática; Educação e Ludicidade; Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva; Fonética e Fonologia; Introdução à Linguística; Estudos Morfossintáticos; Literatura Infantil; Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Língua Portuguesa; Alfabetização e Letramento; Literatura Infantojuvenil; Estilística e Semântica; Gestão Educacional; Oficina de Produção e Revisão de Textos; entre outras.

É importante destacar ainda que, tanto no curso de Pedagogia, como também curso de Letras, além de ser aprovado nas provas das disciplinas que listamos acima, o aluno também precisará realizar Atividades Complementares (disponíveis já a partir do 1º semestre), Atividades Formativas (em todos os semestres) e Atividades Integradoras (no 2º, 4º e 6º semestres), o Estágio Supervisionado (no 5º e no 7º semestres), e claro, o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, no 8º semestre.

Então é isso, esperamos ter conseguido neste post contar tudo sobre Pedagogia e tudo sobre Letras, de forma a ajudá-lo e escolher com o melhor curso de acordo com seu perfil. E seja qual for sua escolha, acredite, ela será a melhor possível e irá refletir na vida de todas as pessoas com as quais cruzar durante sua carreira.

Deixe seu Comentário