Pós em Gestão Escolar: descubra o que se estuda e como alavancar sua carreira com esse curso!

A pós em gestão escolar é muito buscada por quem deseja alcançar cargos diferentes dentro de uma escola ou instituição de ensino. Mas você sabe exatamente o que faz um Gestor Escolar?

Aqui você vai descobrir tudo sobre esse cargo e como se tornar um Gestor Escolar e alavancar sua carreira na área da educação. O Blog Estudar para o Enem Online preparou um conteúdo completo sobre a profissão, os principais pontos que devem ser atendidos pela Gestão e como é o curso de pós-graduação que vai te levar a alcançar esse cargo.

O que é Gestão Escolar?

Primeiramente, você precisa saber que para se tornar um Gestor Escolar é ideal que o profissional conclua a pós-graduação em gestão escolar. Mas antes de falar da formação, vamos te explicar melhor do que se trata esse assunto.

Podemos dizer que a gestão escolar se trata de um sistema de organização interno de uma escola, que envolve todos os setores. Essa gestão deve ser o resultado de uma visão estratégica da instituição de ensino, com o objetivo principal ensinar com qualidade e formar cidadãos com as habilidades necessárias para gerenciar sua vida pessoal e profissional.

Para que a Gestão tenha a qualidade esperada, é necessário que o gestor se atente aos 6 pilares que a formam. São eles:

  • Gestão Pedagógica
  • Gestão Administrativa
  • Gestão Financeira
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Comunicação
  • Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos.

Gestão Pedagógica:

A Gestão Pedagógica consiste no planejamento dos conteúdos e métodos relacionados diretamente à educação. É através dela que se define quais são os parâmetros de ensino-aprendizagem que a escola deverá seguir.

A Gestão envolve as metodologias que serão aplicadas em sala de aula, materiais e treinamentos do corpo docente.

Gestão Administrativa

Esse processo é o de manter o cuidado e a manutenção física da escola. Ele passa por todos os setores. Nesse pilar estão incluídos os recursos materiais, financeiros e físicos.

A gestão administrativa tem o objetivo de manter todo o ambiente escolar organizado, para que haja qualidade na Gestão Pedagógica.

Gestão Financeira

A Gestão Financeira deve andar sempre alinhada com a Gestão Administrativa. Pois ela viabiliza os recursos necessários para que as necessidades estruturais da escola se mantenham.

Também é importante destacar que o gestor precisa ter controle das contas a pagar e a receber, conhecer os gastos fixos e variáveis, estabelecer medidas para problemas de inadimplência e captação de novas matrículas, no caso das escolas privadas.

Gestão de Pessoas

A comunidade escolar é formada pelos alunos, professores, coordenadores, funcionários, fornecedores e pais. E para que a escola funcione de forma harmoniosa, todas as pessoas envolvidas devem ser levadas em consideração.

O gestor escolar tem o papel de liderança desse grupo, portanto precisa estimular e manter todos motivados.

Gestão da Comunicação

A gestão da comunicação está ligada diretamente com a gestão de pessoas. Afinal, ela se trata da troca de mensagens entre todas as pessoas da comunidade escolar.

A Gestão da Comunicação pode ser dividida entre comunicação interna e externa.

A comunicação entre todos os personagens da comunidade, pode ajudar o gestor a criar uma gestão escolar participativa.

Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos

O tempo é um recurso precioso, então, é preciso estabelecer prioridades para que ele seja bem aproveitado.

Para evitar que o Gestor atue apenas “apagando incêndios” é preciso que as prioridades sejam estabelecidas, junto com um planejamento de médio e longo prazo.

Também é importante definir de forma clara as funções de cada colaborador, criando uma gestão eficiente do tempo e aumentando a produtividade de toda a equipe escolar.

Como é a pós-graduação em Gestão Escolar?

O curso é voltado aos pedagogos, licenciados, diretores ou coordenadores de instituições de ensino. Como, na maioria das vezes, esses profissionais já estão inseridos e estabelecidos no mercado de trabalho, a nossa dica é que você opte pela pós-graduação a distância em gestão escolar. Dessa forma, é possível aliar os estudos com a rotina do trabalho.

Com a pós-graduação ead em gestão escolar você vai poder estudar com videoaulas ou materiais impressos. Além disso, é importante ressaltar que os materiais são complementares, então, você vai ter um aprendizado completo, sem dúvidas sobre o conteúdo que foi ensinado.

Após a formação nesse curso, o aluno vai ter a chance de crescer profissionalmente e alcançar novos postos de trabalho na área da educação, com salários mais atrativos e cargos de gestão.

O que se estuda na Pós-graduação em Gestão Escolar?

A pós-graduação em gestão escolar ead tem uma carga-horária de 450 horas. Ele pode ser feito em 6, 9 ou 15 meses. Mas, independente do tempo escolhido pelo aluno, você irá ter acesso aos seguintes conteúdos:

  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Políticas Educacionais
  • Teorias da Administração
  • Princípios e Concepções de Gestão Escolar
  • Planejamento Institucional

Pós-Graduação em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão

Agora que você já conhece a pós-graduação em gestão escolar a distância, vamos falar sobre uma outra especialização que pode te levar para um caminho profissional muito semelhante. A: pós graduação em gestão escolar: orientação e supervisão.

Esse curso de Gestão Escolar tem ênfase em Orientação e Supervisão. Portanto, ela está centrada nas rotinas de orientação e supervisão escolar, porém, também abrange as funções de direção e administração escolar, dessa forma, oferece uma capacitação profissional para as lideranças dos estabelecimentos escolares. Apesar de muito parecida com o curso de Gestão Escolar, essa pós abrange outros aspectos da administração escolar.

Por fim, agora que você já sabe tudo o que precisa sobre a profissão e a pós-graduação em Gestão Escolar, pode encontrar o curso que vai alavancar a sua carreira. Não se esqueça de procurar por uma instituição de ensino que possua uma metodologia de ensino como a citada anteriormente, composta por livros e videoaulas. Assim, a sua formação vai ser completa e você vai ficar mais bem preparado para o mercado de trabalho.

E lembre-se que aqui no Blog Estudar para o Enem Online você sempre encontra todas as informações relevantes sobre cursos e carreiras profissionais. Então, sempre que surgir uma dúvida sobre esse assunto, ela pode ser sanada aqui.

Deixe seu Comentário