Quais são as áreas de atuação da pedagogia além da sala de aula?

Se engana quem pensa que o profissional que se forma em pedagogia pode atuar apenas dentro de sala de aula em instituições de ensino.

Esse curso é um dos mais procurados pois, além do mercado de trabalho aquecido, os profissionais encontram diversas áreas de atuação. Então, se você tem interesse no curso de pedagogia ou quer saber mais sobre o mercado de trabalho para pedagogos, veio ao lugar certo! Aqui você vai encontrar todas as essas informações para fazer a escolha certa para sua carreira.

O que faz um profissional formado em Pedagogia?

Como já dissemos anteriormente, o pedagogo não trabalha apenas dentro de sala de aula. Ele pode atuar na área empresarial, hospitalar, indústria de brinquedos, produção de material pedagógico e mesmo dentro de escolas, em outros setores. Mas, se você quer saber mais sobre cada uma dessas áreas, confira as informações que preparamos sobre cada uma delas:

Pedagogia empresarial

A pedagogia empresarial é um dos segmentos mais procurados atualmente e é também um dos que oferece os melhores salários. Dessa forma, podemos dizer que o objetivo da pedagogia empresarial é auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores de uma empresa. Para atingir esse objetivo, o pedagogo utiliza técnicas e métodos para gerar mudanças positivas no comportamento e na convivência entre os colaboradores. Consequentemente, é possível ver melhorias no trabalho em equipe, na criatividade e na empatia entre os funcionários. Então, se você quer fazer uma faculdade de pedagogia EAD, mas não quer trabalhar dentro da sala de aula, essa é uma das melhores opções para a sua carreira.

Pedagogia hospitalar

A pedagogia hospitalar tem uma grande importância para a educação de jovens e crianças e é um dos exemplos em que o profissional pode atuar fora da sala de aula, mas ligado com o ensino. Afinal, o trabalho do pedagogo nessa área é o de levar a educação até os pacientes crianças e adolescentes em idade escolar que estejam internados em hospitais por um longo período e que, por isso, não possam comparecer à escola. O objetivo é que quando eles tenham sua saúde restabelecida possam voltar para a sala de aula, sem nenhum prejuízo no aprendizado em relação aos colegas de mesma idade.

Além disso, o pedagogo também pode trabalhar na recreação hospitalar. Dessa forma, esses profissionais mantêm contato com o médico, a família e a escola do paciente/ aluno.

Pedagogia escolar

Como já falamos, esse é um dos mais famosos campos de atuação para pedagogia. Mesmo assim, é possível que o profissional trabalhe em uma escola, sem necessariamente atuar dentro de uma sala de aula.

Mas ainda dentro do ambiente escolar, é possível desempenhar outras funções, como na área de gestão. Neste segmento, esse profissional ficará responsáveis por tarefas como:

  • Promover a integração entre o ambiente escolar e a família dos alunos. Isso pode acontecer através da promoção de eventos;
  • Estipular a carga horária dos professores e professoras, assim como, organizar o planejamento de ensino;
  •  Coordenar reformas curriculares, definindo as competências aos alunos de cada etapa do ensino regular;
  • Organizar o calendário letivo, definindo datas para os eventos escolares;
  • Organizar conselhos de classe;
  • Coordenar reuniões pedagógicas com os pais;
  • Planejar atividades culturais na escola.

Indústria de brinquedos

Uma das possibilidades de atuação para quem se formou no curso de pedagogia ainda pouco conhecida é desenvolver sua função na indústria de brinquedos. Nessa área, o pedagogo ou pedagoga pode atuar juntamente com a equipe de desenvolvimento, para adequar o produto a faixa etária que desejam atingir. Como também há muitos brinquedos com o intuito educativo, o trabalho desse profissional é essencial nessa indústria.

Produção de material pedagógico

Por fim, é preciso destacar que o pedagogo também pode atuar na produção de materiais pedagógicos. Nessa área de atuação, ele irá escrever livros didáticos e até desenvolver tipos de brinquedos e brincadeiras que podem auxiliar no aprendizado do aluno da educação infantil. Além disso, é possível desenvolver materiais para outras séries de ensino, porém, para isso, o pedagogo precisa atuar junto com o professor da área específica, como português, matemática ou ciências, por exemplo.

Curso de Pedagogia

Então, se você se interessou por uma dessas áreas de atuação, precisa antes concluir a faculdade de pedagogia ead.

Em relação a essa graduação, uma das dúvidas mais frequentes é quanto tempo dura curso de pedagogia. Então, é preciso afirmar que o curso de pedagogia a distancia tem 4 anos de duração, ou seja, 8 semestres letivos.

Durante esse tempo, o aluno vai ter contato com todas as disciplinas necessárias para uma formação de qualidade. Entre as principais matérias estudadas podemos destacar: Psicologia da Educação, Educação Ambiental e Cidadania, Educação e Ludicidade, Organização Didática da Educação Básica, Currículo e Planejamento da Educação Básica, Fundamentos da Ação Pedagógica, Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, Metodologia do Ensino de Natureza e Sociedade, Metodologia do Ensino de Ciências e Saúde Infantil, Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais, Avaliação da Aprendizagem, Pedagogia em Espaços não Escolares, Gestão Educacional, Orientação e Supervisão Educacional, entre outras.

Além dessas, no decorrer do curso, o aluno vai precisar participar de atividades formativas e para a formatura, é necessário fazer o trabalho de conclusão de curso, o TCC.

Como escolher um curso de Pedagogia a distância

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre as áreas de atuação e sobre o curso, vamos te dar algumas dicas de como escolher o melhor curso de pedagogia ead.

A primeira dica ao escolher um curso de pedagogia ead, é em relação ao material didático. Escolha uma faculdade de pedagogia a distância que ofereça recursos impressos e digitais. Além disso, é importante se atentar aos autores desses materiais. É importante que os livros e videoaulas sejam elaborados pelo mesmo profissional, só assim você vai ter um material para usar de apoio e não vai ter dúvidas quanto ao conteúdo estudado.

Outro ponto importante a ser destacado em relação ao EAD, é que nessa modalidade apenas o seu ritmo de aprendizagem é o que importa. Afinal, em sala de aula, o professor precisa fazer uma média de aprendizado de toda a turma, sendo assim, algumas pessoas sempre serão prejudicadas. Já com o curso a distância, você pode, por exemplo, acelerar a aula de um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema que é do seu interesse ou que você tenha maior dificuldade. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

Por fim, é importante que você encontre uma instituição de ensino credenciada junto ao MEC, para ter certeza de que o seu curso terá a qualidade esperada e que seu diploma será válido e aceito no mercado de trabalho.

Deixe seu Comentário