Como é a grade do curso de tecnologia em sistemas para internet?

Para quem está buscando uma opção de ensino superior na área de Tecnologia da Informação, o curso de tecnologia em sistemas para internet ead é uma ótima opção tanto para aqueles que acabaram de sair do Ensino Médio, quanto para aqueles que desejam mudar a área de atuação profissional.

Isso porque, de forma resumida, esta graduação tem como objetivo formar profissionais que atuem no desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para internet e intranet. Funções estas que se tornam cada vez mais indispensáveis devido ao crescente número de pessoas conectadas.

Além disso, cabe a este profissional o gerenciamento de projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo aplicações para a rede mundial de computadores e integração de mídias nas páginas da internet.

Este especialista, que é a bastante versátil, atua ainda com tecnologias emergentes como computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos. Mas, as competências não acabam aí! Entre as suas atribuições também estão cuidar da implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para internet.

Agora, se você quer descobrir um pouco mais sobre a graduação em si, e está pensando sobre o que se estuda no curso superior de tecnologia em sistemas para internet a distância, ou seja, com quais conteúdos terá contato durante a graduação, nós vamos esclarecer!

Entretanto, em primeiro lugar, é importante que você saiba que no EAD Plus Santa Cruz, a faculdade de Tecnologia em Sistemas para Internet tem duração de até 32 meses, que totalizam cerca de 2.000h curriculares. E desta forma, durante o curso, o acadêmico terá a possibilidade de aliar conhecimentos nas áreas de comunicação, criação, programação, marketing e gestão.

Mas, já que você está curioso sobre os conteúdos que serão ministrados, é só dar uma olhadinha no próximo tópico para saber o que te aguarda! Vamos lá?

Grade curricular do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet

E assim, para que você possa ter uma ideia do que esperar sobre a grade curricular do curso de sistemas para internet ead compartilhamos abaixo o conteúdo oferecido pelo EAD Plus Santa Cruz, dividido por semestre de estudos.

Porém, é sempre válido salientar que os conteúdos aqui descritos podem variar de acordo com as instituições de ensino.

 

Semestre 1

Módulo 1A

Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável

Cybersecurity

Integração Computacional de Hardware e Software

Módulo 1B

Digital Design

Gestão Ágil de Projetos de Design

Direitos Humanos e Relações Sociais

Atividade Curricular de Extensão (ACE) I

Atividade Prática E Complementar (APC) I

 

Semestre 2

Módulo 2A

Desenvolvimento Web

Gestão De Negócios Web e Gamificação

Sistemas Operacionais E Internet Das Coisas (LOT)

Módulo 2B

Engenharia de Software

Projeto Web

Educação Ambiental

Atividade Integradora I

Atividade Curricular de Extensão (ACE) II

Atividade Prática e Complementar (APC) II

 

Semestre 3

Módulo 3A

Programação Mobile

Devops

Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos

Módulo 3B

Projeto Mobile

Desenvolvimento de Soluções com Python

Língua Brasileira de Sinais – Libras

Atividade Curricular de Extensão (ACE) III

Atividade Prática e Complementar (APC) III

 

Semestre 4

Módulo 4A

Governança de TI e Direito Cibernético

Digital Business e Design Thinking

Empreendedorismo Digital e Tecnologias Exponenciais

Módulo 4B

Desenvolvimento de Aplicações Web de Alta Performance

Atividade Integradora II

Atividade Curricular de Extensão (ACE) IV

Atividade Prática e Complementar (APC) IV

Desenvolvimento de Startups

 

Certificações de Qualificação

Possibilitando seu ingresso ou progressão no mercado de trabalho, o EAD Plus Santa Cruz permite que, ao final de cada módulo sinalizado acima, você receba uma certificação específica, referente aos conteúdos estudados no período.

Assim, quando concluir sua graduação, além do diploma, você conquistará ainda um total de quatro certificados de qualificação profissional, que permitem a atuação profissional desde o início do curso superior de tecnologia em sistemas para internet. São eles:

Certificado de Qualificação Profissional em Design de Web

Obtido após a conclusão do módulo 1, este certificado de qualificação profissional é equivalente ao de um curso de Web Design.

Certificado de Qualificação Profissional em Sistemas Web

Já após terminar o módulo 2, o certificado profissional conquistado será o equivalente ao de um curso de Desenvolvimento de Sistemas Web.

Certificado de Qualificação Profissional em Soluções Mobile

No fim do módulo 3, será garantido o certificado de qualificação profissional equivalente ao conquistado em um curso de Programação Mobile ou em um curso de Desenvolvimento Mobile.

Certificado de Qualificação Profissional em Empreendedorismo na Internet

E por fim, no módulo 4, o certificado terá equivalência ao conquistado em curso de Empreendedorismo Digital ou curso de Empreendedorismo na Internet.

 

Curso de Sistemas para Internet – Formação e Atuação

Como você pode ter visto ao longo deste texto, o curso de tecnologia em sistemas para internet ead tem como objetivo específico formar profissionais aptos a desenvolver e gerenciar de sistemas para Internet, com base na compreensão do processo tecnológico.

E para tanto, o curso prepara profissionais críticos, ativos, empreendedores capazes de atuar com sistemas de informação que envolvam tecnologias para Web, atendendo a crescente demanda do mercado de trabalho por pessoas capacitadas nas aplicações para Internet.

Conheça abaixo algumas das atribuições de quem se forma como tecnólogo em Sistemas para Internet:

 

  • Trabalhar com páginas para sites de Internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis;
  • Utilizar metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações;
  • Elaborar e estabelecer diretrizes para a criação de interfaces adequadas à aplicação de acordo com características, necessidades e público-alvo.
  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico.

 

Já com relação ao campo de atuação dos tecnólogos, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, eles podem ser:

  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria;
  • Empresas de tecnologia;
  • Empresas em geral (indústria, comércio e serviços);
  • Organizações não-governamentais;
  • Órgãos públicos;
  • Institutos e Centros de Pesquisa;
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

 

Perfil profissional

Por fim, quanto ao perfil do profissional que pretende se formar no curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, é esperado que goste de números, ou tenha alguma afinidade com matemática; seja antenado e esteja atento às novas tendências tecnológicas; seja dinâmico para se adaptar a diferentes cenários de trabalho e seja inovador, possua criatividade e espírito empreendedor para atuar de forma proativa.

 

Deixe seu Comentário