Prouni: descubra o que é e quais os requisitos para participar

Primeiramente, quem quer ingressar em um curso superior, precisa saber o prouni, o que é, quem pode e como se inscrever. 

Por isso hoje, aqui no Estudar para o Enem, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre esse tema.

Então, continue até o final desse post e tire todas as suas dúvidas.

O que é o Prouni?

A sigla significa  Programa Universidade Para Todos. Ele foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), e tem o objetivo oferecer bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior particulares. Portanto, podemos dizer que o Prouni é destinado para os estudantes que não têm condições de arcar com os custos de uma faculdade particular.

Então, se você tem dúvidas sobre o prouni como funciona, fique atento! Pois vamos te explicar tudo agora!

Primeiramente, é importante ressaltar que esse programa tem algumas regras, então, confira mais sobre o prouni – quem pode participar

Bom, o primeiro e requisito obrigatório para participar do prouni 2021, é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, tendo conquistado pontuação igual ou maior a 450 pontos, somando as provas objetivas e a Redação. Vale lembrar que o participante não pode zerar a nota da redação, pois isso automaticamente tira dele o direito de participar do Programa.

Quem pode participar

Além da participação obrigatória no ENEM, é necessário que você atenda a pelo menos uma das condições listadas abaixo:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou, caso a conclusão tenha acontecido em escola particular, comprovar que isso se deu com benefício de bolsa de estudos integral, ou seja, 100%;
  • Ser pessoa com algum tipo de deficiência;
  • Ser professor(a) da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da Educação Básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição, e concorrer a bolsas de estudo em cursos de Licenciatura.

Então, resumindo, se você obteve pontuação igual ou superior a 450 pontos no ENEM, somando provas e Redação, e atende a algum do itens acima citados, pode dar seguimento ao processo e partir para a realização da inscrição ProUni.

Por fim, um fato muito importante que você deve se atentar, é quanto ao prouni renda. As bolsas integrais (aquelas de 100%) só podem ser disputadas pelos estudantes que comprovem renda bruta familiar de, no máximo, 1,5 salário mínimo por pessoa.

Mas, os alunos que tenham uma renda familiar de até 3 salários por pessoa, podem concorrer às bolsas parciais (50%).

Aqui entra uma informação importante da diferença entre o prouni e fies. Quando aderem ao Fies, o aluno continua pagando o valor que falta do curso após a formatura. Com o Prouni, o estudante não precisa pagar nada ao finalizar a gradação. O que torna, de fato, o programa mais concorrido. 

Por fim, agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o prouni regras e quais são os requisitos, vamos falar sobre o prouni nota de corte e a inscrição no Programa. 

Nota de corte

Como já dissemos anteriormente, a nota mínima para se inscrever é de 450 pontos no Enem. Porém, como milhares de alunos se inscrevem anualmente para concorrer a uma bolsa de estudos, essa nota pode não ser suficiente para conquistar uma das vagas.

Mas, para te ajudar a entender melhor, separamos uma lista com as notas de cortes dos principais cursos superiores. Confira:

  • Administração: entre 610 e 680 pontos
  • Arquitetura e Urbanismo: entre 610 e 730 pontos
  • Biomedicina: entre 640 e 715 pontos
  • Ciências Contábeis: entre 460 e 640 pontos
  • Comércio Exterior: entre 450 e 705 pontos
  • Direito: entre 660 e 703 pontos
  • Educação Física: entre 595 e 610 pontos
  • Enfermagem: entre 565 e 710 pontos
  • Engenharia Civil: entre 590 e 740 pontos
  • Engenharia Elétrica: entre 625 e 760 pontos
  • Farmácia: entre 565 e 765 pontos
  • Fisioterapia: entre 560 e 755 pontos
  • Gestão Comercial: entre 455 e 680 pontos
  • Letras (Português/Inglês): entre 500 e 735 pontos
  • Logística: entre 455 e 660 pontos
  • Medicina Veterinária: entre 600 e 750 pontos
  • Medicina: entre 710 e 815 pontos
  • Nutrição: entre 460 e 715 pontos
  • Odontologia: entre 520 e 745 pontos
  • Pedagogia: entre 480 e 655 pontos
  • Psicologia: entre 470 e 735 pontos
  • Publicidade e Propaganda: entre 550 e 705 pontos
  • Segurança no Trabalho: entre 455 e 630 pontos
  • Serviço Social: entre 460 e 700 pontos

Vale lembrar que esses dados foram obtidos nos anos anteriores, para a próxima edição, eles podem mudar. Então, você precisa estar sempre atento ao site do MEC.

Como se inscrever no ProUni?

Primeiramente, a boa notícia é que a inscrição é totalmente gratuita. Desde que, claro, atenda aos critérios mencionados anteriormente.

Você pode realizar a inscrição pela internet, no Portal do ProUni, dentro dos prazos informados. Mas, lembre-se que essa é a única maneira de se inscrever. Por isso, é preciso sempre estar atento para não perder o prazo.  Além do preenchimento dos dados pessoais, o candidato irá escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição de ensino superior, curso e turno, entre os que tiverem bolsas disponíveis. 

Mas, caso você queira mudar a instituição ou curso, pode fazer essa alteração a qualquer momento, desde que, o período de inscrição ainda esteja aberto. Pois, a última inscrição salva é a que será considerada válida.

Também vale lembrar que os candidatos serão pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, levando em consideração a ordem escolhida na inscrição, e claro, dentro do limite de bolsas disponibilizadas pelas universidades.

O que acontece após a inscrição?

Se a sua nota for suficiente para a faculdade que escolheu, você será convocado a comparecer na faculdade escolhida para a entrega da documentação necessária. Mas é preciso lembrar que serão feitas no máximo duas chamadas, e caso você não compareça em nenhuma delas, automaticamente perde o direito à bolsa.

Mas, se você não conseguiu uma vaga na primeira chamada, não desanime! Após a segunda chamada, você pode entrar em uma lista de espera e concorrer a uma vaga remanescente. Isso quer dizer que, as vagas que não forem ocupadas, voltar a ficar disponíveis. 

Por fim, ressaltamos que para se inscrever no Prouni, você não precisa passar no vestibular, apenas garantir a nota mínima no Enem. Mas, as universidades podem fazer algum tipo de processo seletivo. Mas, esse caso, você será informado como isso ocorrerá. 

Por fim, se quiser mais informações ou conferir o resultado, é só acessar o site do Prouni. Ou entrar em contato com o MEC pelo número 0800-616161. Mas, você ainda pode verificar diretamente com a instituição em que se inscrever para concorrer a uma vaga. 

 

Deixe seu Comentário