Curso de licenciatura a distância: descubra as vantagens e como escolher a melhor faculdade!

Se você está pesquisando por um curso de licenciatura a distância, precisa ler este texto até o final. Pois, vamos falar sobre as vantagens dessa graduação. Confira também quais são os pontos importantes que você precisa levar em conta na hora de escolher uma licenciatura em educação física EAD ou em qualquer outra área.

O que é licenciatura?

Mas, antes de falar sobre as vantagens desse curso, precisamos explicar o que é licenciatura. Sendo assim, a licenciatura é uma graduação, ou seja, um curso de nível superior, assim como o bacharelado. Porém a licenciatura tem como foco a formação de professores, ou seja, profissionais voltados para a docência. Por isso, durante o curso, além das matérias específicas da área, o aluno também aprende com disciplinas ligadas ao ensino. Como, por exemplo: Psicologia da Educação; Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica; Didática; Currículo e Planejamento da Educação Básica; e Transversalidade na Educação.

Sendo assim, você encontra no mercado acadêmico cursos como: licenciatura em história EAD, licenciatura em geografia EAD, licenciatura em educação física EAD, licenciatura em letras, licenciatura em pedagogia e muitas outras opções. Muitos desses cursos também possuem sua versão no bacharelado, porém, é importante lembrar que o bacharel não tem a autorização para dar aulas.

Além disso, outro ponto importante é que todo o curso de licenciatura precisa ter no mínimo quatro anos de duração, segundo recentes indicações do Ministério da Educação (MEC). Afinal, esse seria o tempo necessário para que o aluno tenha acesso a toda teoria e prática essenciais para a carreira. Sendo assim, depois do curso de licenciatura, o estudante está pronto para enfrentar os desafios da profissão.

Vantagens dos cursos de licenciatura EAD

A principal vantagem da licenciatura a distância é que você pode fazer um estudo direcionado para os seus objetivos. Afinal, é possível acelerar uma aula sobre um assunto que você já tem domínio, ou ainda, se demorar mais em um tema que seja do seu interesse. Afinal, apenas o seu ritmo e aprendizado importam. Assim, você consegue customizar os seus estudos e garantir melhores resultados para a sua carreira.

Existem várias outras vantagens, mas elas estão ligadas a qualidade de ensino da faculdade que será escolhida por você. Por isso, vamos te indicar quais pontos você precisa verificar antes de fazer a sua matrícula e começar a aprender.

Como escolher a melhor faculdade EAD

Há muitas instituições de ensino oferecendo cursos de licenciatura EAD. Por isso, há alguns pontos que você precisa observar na hora de fazer a sua escolha. Afinal, só assim, você saberá que optou pela faculdade certa, aquela que será a base para um futuro de sucesso.

Sendo assim, o primeiro ponto é verificar se a instituição de ensino é credenciada pelo MEC. Afinal, é esse credenciamento que tornará o seu diploma válido e bem aceito no mercado de trabalho, quando você for pesquisar por uma vaga na área. A mesma lógica serve para as demais instituições, quando você for fazer uma especialização, por exemplo. Mas, fica tranquilo. Você consegue conferir essa informação de forma rápida é fácil. É só acessar o site do Ministério da Educação e pesquisar pelo nome da instituição que tem interesse.

Confira o material de ensino do curso de licenciatura a distância

O segundo ponto é conferir qual é o material de ensino oferecido. Afinal, há instituições que oferecem, além das videoaulas, livros impressos. Assim, o estudo fica ainda mais completo e você não fica refém da internet na hora de aprender. Sem dizer que, o livro é o nosso companheiro de estudo desde a escola.

No EAD Pleno Unilins, por exemplo, há uma unidade de ensino. Afinal, o mesmo professor/ autor grava a videoaula, escreve o livro e elabora as questões das provas. Dessa forma, a instituição consegue manter a mesma linha de metodologia e oferecer uma explicação livre de dúvidas. Afinal, o profissional não está interpretando um material escrito por outra pessoa. Ele mesmo produziu todo o conteúdo e pode falar com maior autoridade para seus alunos.

Então, se puder, peça uma prévia do material de ensino para a instituição. Assim, você pode ter uma ideia de como é a metodologia e pode conferir a qualidade das explicações. Afinal, para se tornar um bom profissional, você precisa de uma boa base e a licenciatura a distância é o primeiro passo.

Conheça a grade curricular e os professores dos cursos de licenciatura a distância

Conferir a grade curricular do curso de licenciatura a distância também é um dos passos importantes que o estudante deve dar, antes de se matricular. A grade curricular nada mais é do que os assuntos e temas que serão abordados durante a licenciatura. Essa grade pode variar um pouco em cada instituição, por isso é interessante verificar antecipadamente.

Além disso, na grade também constam os grandes trabalhos e projetos. Como, por exemplo, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio supervisionado obrigatório. Essas são duas etapas importantes do curso e são essenciais para transformar o aluno em um bom profissional da área.

E, junto com a grade curricular, há a lista de professores do curso. É importante verificar o nome dos professores que vão te mostrar o melhor caminho até a formação. Você pode pesquisar na internet por seus currículos e também seus trabalhos na área. Essa é uma boa forma de começar os estudos.

Confira a opinião de alunos e ex-alunos

Se a sua intenção é se matricular em um curso de licenciatura em pedagogia, o ideal é conversar com estudantes e formados nessa graduação. Essa é uma boa forma de conhecer mais sobre a área e o mercado de trabalho. Mas é também, uma ótima forma de conhecer mais sobre a instituição de ensino que você pretende se matricular.

Porém, se você não conhece ninguém da área, não se preocupe. Há outra forma bem fácil e rápida de conhecer mais sobre a reputação da faculdade. É só acessar a página da instituição no facebook ou no instagram. Assim, você pode conferir os depoimentos dos alunos e até mesmo verificar a postura da instituição na hora de resolver possíveis problemas que possam surgir.

Siga nossas dicas e encontre uma faculdade de qualidade.

Deixe seu Comentário