Para que serve o curso técnico em Secretariado?

O curso de Secretariado é aquele que forma profissionais preparados para o assessoramento, que pode ser diretamente com o empresário, organizando seus compromissos, ou até mesmo com a automação de escritórios.

Mas, se você tem interesse por essa área e quer saber mais sobre o que é secretariado, bem como sobre a faculdade de secretariado, continue lendo esse texto. Aqui você vai descobrir tudo o que precisa sobre essa profissão.

O que é secretariado

Primeiramente, você precisa entender o conceito que envolve esse termo. Podemos dizer que o secretariado é uma área de conhecimento ou o campo de atividade de profissionais que atuam como secretários em uma empresa. Esses profissionais que atuam na carreira do secretariado são os secretários executivos e os técnicos em secretariado.

A diferença se dá pelo tipo de curso que o profissional faz. Existem duas modalidades do curso: o bacharelado e o tecnológico. Então, é preciso destacar que o curso de bacharelado é chamado de Secretariado Executivo, que é voltado para o assessoramento individual de empresários e executivos. Já quem se forma no tecnólogo irá atuar em cargos com enfoque na gestão do setor ou departamento de uma empresa.

E por se tratar de um curso de curta duração, voltado a preparação do profissional para os desafios do mercado de trabalho, mais adiante nesse texto, iremos dar destaque ao curso de secretariado a distancia.

O que faz um profissional formado em Secretariado?

Antes de se inscrever no curso, é preciso conhecer um pouco mais do mercado de trabalho e das funções que podem ser exercidas pelos profissionais que se formam no secretariado. Então, confira agora tudo o que é esperado deste profissional.

Entre as principais funções estão: auxiliar na comunicação interna da empresa; redigir cartas e ofícios; fazer o registro de decisões tomadas em reuniões; organizar e arquivar os documentos de uma empresa. Para isso, o profissional precisa estar em contato constante com diferentes áreas, o que proporciona um aprendizado diário. Os profissionais formados nessa área garantem o bom funcionamento de qualquer negócio, seja uma organização ou um escritório, por exemplo. Então, apostar em uma faculdade de Secretariado pode reservar um futuro brilhante e uma carreira de sucesso para você.

Quanto ganha um profissional formado em Secretariado?

Esse é um fator determinante para quem escolhe o curso de tecnologia em secretariado.

Logo depois de formados, os secretários e secretárias já iniciam com bons salários, a média é de R$2 mil reais por mês. Lembrando que ao alcançar experiência, ou dependendo do porte da empresa, esses valores podem aumentar.

Curso de Secretariado a distância

Por fim, agora vamos te falar sobre o curso de secretariado a distancia. Aqui você vai descobrir os motivos que levam essa modalidade a ser a melhor opção de ensino.

Uma das principais vantagens em escolher curso de secretariado online é que você vai ter acesso aos conteúdos preparados pelos melhores professores. Como o curso a distância não tem barreiras geográficas, é possível reunir o melhor corpo docente e criar um curso com uma qualidade de ensino excelente.

Ao escolher o curso, é importante que você se certifique que tanto os livros quanto as videoaulas tenham sido elaboradas pelo mesmo autor/professor, sendo compostas pelo mesmo conteúdo, garantindo o conceito de unidade, fundamental para que você possa estudar sem ter dúvidas sobre a disciplina, já que um material complementa o outro.

De qualquer forma, ao se matricular você vai ter acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Portal AVA, onde vai poder acessar as videoaulas, os materiais de apoio, fazer avaliações solicitar documentos, ver notas e diversos outros serviços ofertados pela instituição de ensino através desse sistema.

Outra vantagem importante que você só tem ao escolher um curso EAD é em relação aos materiais ofertados aos alunos do curso de pós-graduação. Ao escolher essa metodologia, o aluno se torna o protagonista do próprio aprendizado e pode escolher de que forma quer estudar, podendo optar pelo uso de materiais impressos, videoaulas ou DVDs. Sendo assim, você pode avaliar de qual forma absorve melhor os conteúdos e utilizar os métodos que melhor se encaixam no seu perfil.

Mas a nossa principal dica, pensando na qualidade do seu aprendizado, é que você una as duas formas de estudos: livros e videoaulas. Assim você vai conseguir absorver o máximo de conteúdos possíveis e terá a possibilidade de tirar as suas dúvidas consultando o material impresso ou as videoaulas como apoio.

Além disso, ao estudar com materiais impressos você torna seu aprendizado muito mais profundo, pois vai poder grifar ou fazer anotações nas partes que forem mais importantes para você.

Por fim, é preciso destacar outro ponto importante a ser destacado em relação ao EAD: nessa modalidade apenas o ritmo de aprendizagem do aluno é o que importa. Com as aulas a distância, você pode, por exemplo, acelerar a aula de um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema que é do seu interesse ou que você tenha maior dificuldade. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

O que se estuda no curso de Secretariado a distância

O curso de tecnologia em Secretariado tem 4 semestres de duração, ou seja, ele vai durar 2 anos. Nesse tempo, o aluno vai estudar os conteúdos necessários para se tornar um profissional completo e apto para os desafios do mercado de trabalho. Então, conheça as disciplinas:

Semestre 1

  • Introdução às Ciências Sociais
  • Empreendedorismo
  • Prática Textual em Língua Portuguesa
  • Sociologia Geral
  • Economia e Mercado
  • Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

Semestre 2

  • Gestão de Pessoas
  • Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais
  • Comunicação Empresarial
  • Legislação Empresarial
  • Educação Ambiental e Cidadania
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras

Semestre 3

  • Teoria Geral do Secretariado
  • Assessoria Executiva e Relações Públicas
  • Gestão Secretarial
  • Gestão de Processos e Serviços
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Organização, Sistemas e Métodos
  • Tópicos Especiais em Secretariado

Semestre 4

  • Planejamento e Organização de Eventos
  • Marketing Pessoal e Etiqueta
  • Redação Empresarial
  • Negociação e Gestão de Conflitos
  • Tecnologias Aplicadas e Inovação
  • Gestão de Projetos
  • Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo)

Ao todo, o curso tem 1840 horas de duração.

Deixe seu Comentário