Pós-graduação em docência do ensino superior vale a pena?

A Pós-graduação em docência do ensino superior é uma excelente escolha para quem quer trabalhar com esse nível de escolaridade. Aqui, você vai descobrir tudo o que precisa sobre esse curso.

Para lecionar para turmas de Ensino Superior é necessário mais que a graduação em uma licenciatura. Segundo o Ministério da Educação, as faculdades e universidades precisam de um número mínimo de docentes com formação em cursos de mestrado e doutorado. Porém, a demanda é crescente por professores com Curso de pós-graduação em docência no ensino superior.

Para se ter uma ideia, em todo Brasil o número de estudantes matriculados em cursos de graduação já passou dos 6 milhões. Por esse motivo os profissionais com especialização em Docência no ensino superior estão sendo cada vez mais procurados e valorizados.

Os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a ministrar aulas. Essa atividade requere o domínio de algumas habilidades didático-pedagógicas, além, é claro, de experiência profissional na área. Portanto, o profissional formado em curso de bacharelado precisa de uma Especialização docência no ensino superior para exercer a atividade.

Até mesmo os que já são formados em uma licenciatura precisam de uma Pós docência no ensino superior, pois os licenciados são habilitados para lecionar nos níveis básicos de ensino.

Confira as principais Competências para a docência no ensino superior:

  • Formação e atualização constantes: O professor que leciona em faculdades e universidades é o responsável por formar novos profissionais. Para acompanhar a velocidade com que o mercado de trabalho, tecnologias e novos conhecimentos evoluem e formam novos profissionais realmente capacitados para o mercado. Portanto, o professor precisa estar em constante atualização.
  • Visão de futuro: Como já mencionado, esse profissional forma os futuros profissionais. Portanto, ele precisa estar sempre atento às novas tecnologias e tendências. O docente precisa apresentar aos alunos o que está acontecendo, o que podem esperar daqui para frente e como agir diante dessas situações.
  • Interesse em desenvolvimento científico: a universidade não é apenas um lugar onde é repassado conhecimento sobre determinada profissão. Ela é o lugar onde o conhecimento é criado. Em muitas instituições, faz parte das funções em sala de aula do docente orientar a pesquisa dos alunos, através dos Trabalhos de Conclusão de Curso ou programas de iniciação científica.

A pós em docência do Ensino Superior

O curso de Pós-graduação ead em docência do ensino superior tem como objetivo refletir e promover o desenvolvimento de competências referentes às atividades pedagógicas do professor do ensino superior, englobando a análise dos fundamentos da educação e princípios de aprendizagem do ensino nesse nível. Esse curso também pretende desenvolver a reflexão acerca da atuação docente no ensino superior nos vários ambientes em que pode ocorrer a aprendizagem.

A especialização pode ser feita em 6, 9 ou 12 meses. E independente do tempo escolhido, o aluno vai ter as seguintes disciplinas:

  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Formação Docente para a Diversidade
  • Docência no Ensino Superior
  • Didática do Ensino Superior
  • Profissão Docente
  • Avaliação Educacional

Vale lembrar que o curso tem uma carga horária total de 360 horas.

Motivos para fazer uma pós em docência do ensino superior

Existem vários motivos para fazer um curso de pós-graduação.

Primeiramente, é preciso destacar que um dos principais fatores para fazer um curso de pós-graduação é o critério financeiro. Uma pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.

Os cursos EAD foram os que mais cresceram nos últimos anos, e aqui você vai descobrir as vantagens de escolher essa modalidade de ensino.

Como é a pós em docência do ensino superior a distância

Primeiramente, você precisa saber que ao optar pela pós em docência do ensino superior a distância, você vai ter acesso a todas as aulas, livros, provas e informações sobre seu curso através de um Portal, chamado de AVA. Dentro deste Ambiente Virtual de Aprendizagem, o aluno também vai poder solicitar documentos, ver notas, fazer avaliações e diversos outros serviços ofertados pela instituição de ensino através desse sistema.

Outro ponto importante que você deve se atentar ao escolher um curso EAD é em relação aos materiais ofertados aos alunos do curso de pós-graduação. Com essa metodologia, o aluno se torna o protagonista do próprio aprendizado e pode escolher de que forma quer estudar, podendo optar pelo uso de materiais impressos, videoaulas ou DVDs. Sendo assim, é preciso que você avalie de qual forma absorve melhor os conteúdos e utilize os métodos que melhor se encaixam no seu perfil. Mas a nossa dica, pensando na qualidade do seu aprendizado, é que você una as duas formas de estudos: livros e videoaulas. Assim você consegue absorver o máximo de conteúdos possíveis e tem a possibilidade de tirar as suas dúvidas consultando o material impresso ou as videoaulas como apoio.

Além disso, ao estudar com materiais impressos você torna seu aprendizado muito mais profundo, pois vai poder grifar ou fazer anotações nas partes que forem mais importantes para você.

Também é importante frisar sobre essa metodologia de ensino é que os materiais didáticos são produzidos pelos autores/professores. Os livros, sejam eles impressos ou digitais, têm o formato de plano de estudos. Cada capítulo do livro tem uma videoaula correspondente.

O professor de cada disciplina fica responsável por escrever o livro, gravar a videoaula e produzir as questões da prova. Assim, conseguimos manter uma unidade de ensino, trazendo melhores resultados para os alunos.

Por fim, é preciso destacar outro ponto importante a ser destacado em relação ao EAD: nessa modalidade apenas o ritmo de aprendizagem do aluno é o que importa. Com as aulas a distância, você pode, por exemplo, acelerar a aula de um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema que é do seu interesse ou que você tenha maior dificuldade. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre o curso de pós-graduação em docência do ensino superior já pode se inscrever nessa especialização. Comece agora mesmo a se preparar para ser um profissional de sucesso nessa área da educação que prevê um grande crescimento nos próximos anos!

Deixe seu Comentário